Tenente Dan: o deficiente que quer levar a sua comédia à Teletón

"Pergunte a um deficiente". É o título do segundo trabalho que o Tenente Dan, o primeiro youtuber deficiente do mundo, colocou no seu canal no Youtube e que provocou muitas gargalhadas.

Mas por trás dessa personagem, que responde no seu vídeo "a perguntas que sempre quis fazer um deficiente", é Mauricio Riffo, um jovem de 23 anos que mostra o seu mundo, a partir da sua perspetiva particular.

A partir da sua cadeira de rodas, à qual está confinado há alguns anos, quando se começou a manifestar a ataxia de Friedreich, uma doença degenerativa que o aflige e que no primeiro minuto o deprimiu, mas que foi o levou a atrever-se a estrear como comediante/youtuber.

"Eu estou doente e minha doença é progressiva, então, mais tarde ou mais cedo, iria chegar altura de estar confinado a uma cadeira de rodas, como já estou."

"Naquela época começou a estar na moda a 'stand up comedy'. Ao estar numa cadeira de rodas estive deprimido algum tempo, porque foi um choque emocional muito forte", lembra ele.

"Mas a expressão ‘stand up’ significa estar de pé e eu decidi aventurar-me neste género, mas a partir da perspetiva de um deficiente porque é engraçado que uma pessoa numa cadeira de rodas faça algo que diz que é humor de pé", acrescenta.

Assim, há já seis meses, ele está a atuar em vários locais e, embora apenas tenha começado, a pouco a pouco está a integrar o espetáculo de Felipe Avello. "Ele tem a sua agenda de espetáculos e comecei a acompanhá-lo e, depois, a fazer parte do seu espetáculo e isso me ajudou bastante, porque me deu as ferramentas para responder a alguém, improvisar e ter um ritmo de comédia.”

E como se isso não bastasse, ele decidiu tornar-se youtuber. "Tive uma boa receção das pessoas, uma boa onda, para continuar a fazer vídeos, porque, basicamente, eu estou a fazer um trabalho muito agradável, em parte educativo, aproximando a deficiência das pessoas, porque, basicamente, o assunto é tabu hoje em dia. "

Mas o Tenente Dan tem um objetivo maior, chegar ao espetáculo Teletón e apresentar a sua comédia nesse cenário, por isso pede àqueles que vêm o seu vídeo, a subscrever o seu canal e a dar-lhe a oportunidade de realizar o seu sonho e também ganhar dinheiro.

Teletón (Chile) – evento de solidariedade anual. Ocorre desde 1978, normalmente durante a 1.ª semana de dezembro. A maior estação de televisão chilena emite uma transmissão de 27 horas, para angariar fundos para ajudar crianças com dificuldades de desenvolvimento (nomeadamente paralisia cerebral)
Felipe Avello – jornalista e humorista chileno


(artigo traduzido)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foi descoberto que as proteínas específicas e não-específicas, ligadas ao ARN, são fundamentalmente semelhantes

Ataxia cerebelosa, neuropatia e síndrome de arreflexia vestibular: uma doença lentamente progressiva com apresentação estereotipada