Ataxia: a doença que muda toda uma vida e da qual provavelmente nunca ouviu falar


PorLaura Elliott 
(Jornalista freelance, atáxica, escritora, feminista sem remorso, aspirante a viajante do mundo) 

No dia 25 de setembro assinala-se o Dia Internacional das AtaxiasMuito provavelmente nunca ouviu falar de ataxia como uma doença por direito próprio, mas pode ter ouvido falar dela como um sintoma de outras doenças, como a esclerose múltipla (EM). É por isso que no mês de setembro, associações de todo o mundo se unem para chamar a atenção para a doença. 

Como a maioria das pessoas, eu não sabia o que era a ataxia até que fui diagnosticada com uma forma rara de ataxia episódica em maio deste ano, um mês antes do meu 25º aniversário. Aprendi desde então que as ataxias são um grupo de raras doenças neurológicas degenerativas, caracterizadas por sintomas progressivos que tem impacto na coordenação, audição, equilíbrio, visão e fala. 

Realmente, não parece muito divertido e não o é. Mas uma maior consciencialização pode ajudar alguém a receber o diagnóstico mais cedo do que eu recebi, então aqui está como aconteceu comigo. 

Doença mistério 

Olhando para trás, torna-se claro que mostrei algumas características da ataxia desde tenra idade. Embora não tivesse problemas de desenvolvimento óbvios, sofria de ataques de vertigens extremos, visão dupla e rigidez muscular, que me atingiam a cada 4 meses, por vezes durante dias a fio. 

Estes ataques significavam que era vista por vários médicos enquanto criança, mas a sua regularidade era incomum - mesmo para a ataxia - e depois de anos a ser tratada por um neurologista pediátrico incrível no Hospital Infantil de Sheffield (Reino Unido), um diagnóstico firme não tinha sido alcançado. Ao crescer, aprendi a aceitá-los como uma anomalia à volta dos quais eu tinha que planear a minha vida e, embora fossem angustiantes, nunca influenciaram a minha vida do dia-a-dia 

Devido a isso, há um ano e meio atrás eu não estava nada preocupada com eles. Tinha acabado os estudos de quatro anos na Universidade de Sheffield (Reino Unido), graduando-me com um bacharelato em Língua e Literatura Inglesa e um mestrado em Jornalismo. Comecei a trabalhar numa editora e também num pub a tempo parcial, e estava a ver se conseguia pagar uma viagem de seis meses, sozinha, à Índia, que eu tinha discretamente planeado durante anos. 

Então, mal eu tinha começado a pôr algum dinheiro de parte, os primeiros sintomas estranhos começaram a aparecer. O cansaço extremo que acumulei por fazer muita coisa na universidade tornou-se mais difícil de ignorar. Aos poucos, percebi que meus músculos estavam a começar a doer e uma "nebulosidade" persistente desceu sobre os meus pensamentos. A sensação de ardor e formigueiro no lado esquerdo do meu rosto e nas mãos lentamente se tornou a norma, juntamente com rigidez severa e fraqueza muscular, dores de cabeça agonizantes, e a constante indefinição no meu olho esquerdo. 

Feliz Ano Novo 

Quando veio o Ano Novo, eu tinha desenvolvido um tremor persistente na minha mão esquerda e tive a minha primeira enxaqueca hemiplégica. Embora eu saiba agora que estas enxaquecas geralmente ocorrem com a ataxia, tudo o que sabia então era que meu braço esquerdo de repente se tinha tornado tão fraco que mal conseguia movê-lo, e que quando eu tentava formar uma frase as minhas palavras tornavam-se confusas e meu discurso começava a arrastar-se. 

Os médicos estavam preocupados com eu ter tido um TIA - um mini AVC (acidente vascular cerebral) - mas uma ressonância magnética não revelou qualquer sinal de um, e fui enviada para casa. Mais meses se passaram desta forma, até que um dia em março, acordei tonta uma manhã, e desde então, tenho estado tonta todos os dias. 

Na teoria, estes sintomas deveriam fazer com que fosse encaminhada para um neurologista rapidamente. Mas, na realidade, ansiedade, o stress, e até mesmo as flutuações hormonais podem causar sintomas semelhantes, e a ataxia é tão pouco compreendida que ninguém fez a ligação entre os ataques que eu sempre sofrera, e os novos sintomas com os quis eu lutava. 

Diagnóstico raro 

Foi só depois de um ano a pressionar meu médico de família para uma referenciação que eu finalmente fui a um neurologista em maio deste ano. Depois de tanto tempo sem respostas, ele foi capaz de me dizer que eu estava sofrendo de múltiplas variantes de enxaqueca e lesão do nervo vestibular, causada pela ataxia episódica que eu, sem saber, tinha tido toda a minha vida. 

Ter um nome para a minha doença é, nalguns aspetos, uma consolação, mas ninguém quer ser diagnosticado com uma doença progressiva com a idade de 24 anos. Para mim, porém, o prognóstico não é tão mau assim. A ataxia episódica tipo 2 - a causa mais provável dos meus sintomas - pode ser responsável por menos de 1% dos casos, mas também é lentamente progressiva, e eu tenho alguma esperança de melhoria. 

Mesmo assim, o último ano tem sido uma luta, e muitos que sofrem de ataxia não são tão afortunado como eudiagnóstico precoce e tratamento adequado dos sintomas é vital para preservar a independência de um atáxico por tanto tempo quanto o possível, e associações como a Ataxia UK, que prestam informação, apoio, financiamento de investigações e aconselhamento para as pessoas que lidam com a ataxia, são de valor inestimável para ajudar as pessoas a levarem vidas normais. 

Por agora, espero que com a reabilitação vestibular eu seja capaz de gerir os meus novos sintomas por muito tempo - e eu ainda estou à espera de ir à Índia um dia. Para as outras pessoas que sofrem de formas mais graves, porém, é necessário muito mais apoio e consciencialização. 


Ataxia UK – associação do Reino Unido de apoio às ataxias 


(artigo traduzido) 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foi descoberto que as proteínas específicas e não-específicas, ligadas ao ARN, são fundamentalmente semelhantes

Ataxia cerebelosa, neuropatia e síndrome de arreflexia vestibular: uma doença lentamente progressiva com apresentação estereotipada